Vice-presidente do STJ é homenageado em Alagoas

Em cerimônia realizada na última sexta-feira (27), no Teatro Hermeto Pascoal, em Arapiraca (AL), o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, recebeu o título de “Cidadão Honorário de Arapiraca”.

“Arapiraca é uma cidade que faz parte da minha história desde a minha infância, pois aqui cheguei para morar no ano de 1970, com os meus familiares. Sinto-me honrado em ser acolhido como um de seus filhos”, afirmou o ministro em agradecimento.

Oficializado por meio de decreto legislativo, o título é a principal honraria concedida a uma personalidade no município. Na mesma ocasião, foi concedida a Comenda Manoel André ao professor José Moacir Teófilo, uma das personalidades mais importantes da educação em Alagoas.

A cerimônia contou com a presença do prefeito da cidade, Rogério Teófilo, da presidente da Câmara, vereadora Graça Lisboa, e de outras autoridades municipais, além de familiares e amigos dos homenageados.

Tradição familiar

“É uma das maiores alegrias que tive nos últimos anos, e me sinto honrado por agora poder dizer a todos os familiares e amigos aqui presentes que sou cidadão arapiraquense”, afirmou o ministro Humberto Martins ao discursar na cerimônia.

Ele destacou a trajetória jurídica de seu pai, José Martins Filho, terceiro representante do Ministério Público a ocupar o cargo de promotor de Justiça na cidade, e a continuidade da família no MP alagoano, através de seu irmão, o promotor Mário Martins.

Ao falar do pai, lembrou que ele, em 40 anos de atuação, “escreveu uma história de entrega pessoal no rumo da valorização permanente dessa operosa instituição, com dedicação, empenho, perseverança, denodo, prudência, enfim, como partícipe na concretização das missões e na firmação do dignificante papel de integrante do Ministério Público desse nosso estado de Alagoas”.

“Meu pai, eu e meu irmão sempre procuramos seguir os ensinamentos do famoso jurista romano Ulpiano, que dizia: ‘Tais são os preceitos do direito: viver honestamente, não ofender ninguém, dar a cada um o que lhe pertence.’ Esse é o caminho que me norteia: o caminho da honestidade, da retidão, reconhecendo o direito alheio, valorizando os amigos e procurando formar cidadãos.”

A cidade

Em seu discurso, o ministro Martins destacou a importância de Arapiraca no cenário econômico e cultural de Alagoas, lembrando que a segunda maior cidade do estado, apesar do decréscimo da fumicultura, continua tendo um vigoroso impulso do comércio, do setor de serviços e da indústria.

A cidade se destaca ainda no campo da educação e do esporte. Arapiraca é a sede do maior planetário digital do Brasil e seu modelo de escola de tempo integral tem despertado a atenção de gestores públicos e educadores de várias partes do Brasil.

“A Agremiação Sportiva Arapiraquense, mais conhecida como ASA, é o clube que mais conquistou títulos em Alagoas neste século e possui uma das maiores torcidas do estado”, afirmou o ministro.

Fonte: STJ