Ministro Nefi Cordeiro é o novo presidente da Sexta Turma

O ministro Nefi Cordeiro participou na tarde desta terça-feira (3) de sua primeira sessão como presidente da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cargo que exercerá até outubro de 2019, em substituição ao ministro Rogerio Schietti Cruz.

O novo presidente foi saudado pelos demais membros do colegiado, que destacaram suas características pessoais, e também como julgador e administrador. “Vossa Excelência, desde que chegou aqui, primou pela cordialidade, pelo conhecimento profundo do direito e, principalmente, pelo respeito ao processo. Vossa Excelência tem suas ideias, seus princípios, e a preocupação sincera de que o julgamento seja justo, e esse é um exemplo a ser seguido. Vossa Excelência, na presidência, terá condição de aprimorar ainda mais o nosso dia a dia, aplicando práticas modernas”, resumiu o ministro Sebastião Reis Júnior.

Nefi Cordeiro afirmou em resposta que espera contar com a ajuda dos colegas em sua nova missão. Ressaltou o prazer de trabalhar em “uma turma em que a divergência é recebida agradavelmente, como um caminhar para a melhor justiça”.

Despedida

Na sessão anterior do colegiado, que marcou a despedida do ministro Rogerio Schietti da presidência, o ministro Nefi Cordeiro afirmou que a gestão de seu antecessor no cargo foi marcada pela preocupação com o respeito ao contraditório e à ampla defesa. O novo presidente também ressaltou que Schietti buscou manter a produtividade das sessões em alta e sempre esteve aberto às contribuições dos demais ministros.

“O ministro Schietti é exemplo de dedicação não só como magistrado, mas como administrador e cidadão preocupado com a prestação da melhor justiça”, disse.

Especializada em direito penal, a Sexta Turma é integrada ainda pelos ministros Maria Thereza de Assis Moura e Antonio Saldanha Palheiro.

Fonte: STJ