Inscrições para Programa de Visitação Conhecendo o STJ começam nesta quarta (14)

Serão abertas às 14h desta quarta-feira (14) as inscrições para a 15ª edição do Programa de Visitação Técnica Conhecendo o STJ, voltado para estudantes de direito de todo o Brasil matriculados a partir do quinto semestre. Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 da próxima segunda-feira (19) por meio de formulário eletrônico disponível aqui.

Neste ano, a visita dos candidatos selecionados ao Superior Tribunal de Justiça vai acontecer entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2019. Diferentemente das edições anteriores, a ordem de inscrição não valerá como critério de seleção.

O programa oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e o funcionamento do tribunal. São 40 vagas destinadas a alunos de direito que estejam cursando, no ato da inscrição, a partir do quinto semestre do curso em qualquer instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação.

Entre as novidades desta edição está o fornecimento de alojamento, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o qual ficará disponível aos participantes entre os dias 3 e 9 de fevereiro. O STJ também vai oferecer transporte, em horários definidos, de ida e volta entre o alojamento e o tribunal. Os demais deslocamentos, assim como as despesas de alimentação, ficam por conta dos estudantes.

Seleção

A divulgação dos selecionados para participar do programa será feita no dia 21 de novembro, no site do STJ. O critério de escolha será o semestre em que o aluno estiver matriculado, considerando sua matrícula no segundo semestre de 2018, ou seja, quanto mais próximo do final do curso, melhor a classificação. Em caso de empate, a equipe organizadora realizará sorteio.

Serão destinadas duas vagas para cada uma das 13 unidades da federação que obtiverem os maiores números de inscritos e uma vaga para as 14 unidades que tiverem os menores números. Caso não sejam preenchidas todas as vagas até 19 de dezembro, as remanescentes vão ser direcionadas aos alunos do Distrito Federal.

Aprendizagem

Durante cinco dias, os estudantes visitam as dependências da corte, acompanham sessões de julgamento, assistem a palestras sobre a jurisprudência do tribunal e conhecem o funcionamento das unidades administrativas e judiciárias.

O Programa de Visitação Técnica Conhecendo o STJ é realizado no mês de fevereiro de cada ano e, ao final, os participantes que completam a carga horária total recebem certificado.

A ação é coordenada pela Escola Corporativa do STJ, por meio da Seção de Aprimoramento de Competências Gerenciais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail visitacaotecnica@stj.jus.br.

Acesse a página de inscrições (disponíveis a partir de 14h do dia 14/11/2018)

Visite a página institucional do programa.

Confira o regulamento.
Fonte: STJ