Divulgada lista de selecionados para o Programa de Visitação Técnica Conhecendo o STJ 2019

O Programa de Visitação Técnica Conhecendo o STJ, que será realizado entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2019, divulgou a lista dos 40 estudantes de direito selecionados para participarem da ação.

Conforme o regulamento, os estudantes selecionados têm até o dia 28 de novembro para encaminhar para o e-mail visitacaotecnica@stj.jus.br: 1) declaração de matrícula e histórico escolar, fornecidos pela instituição de ensino; 2) carteira de identidade e; 3) comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O critério de escolha foi a proximidade da finalização do curso, considerando sua matrícula no segundo semestre de 2018. Aqueles mais próximos do final do curso obtiveram a melhor a classificação.

Foram destinadas duas vagas para as 13 unidades da federação com o maior número de inscritos e uma vaga para as 14 unidades com o menor número. Foram recebidas 1.186 inscrições, e o estado com mais inscritos foi São Paulo, com 159 interessados.

Um olhar prático

O programa oferece aos estudantes a oportunidade de aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e o funcionamento do tribunal. Os candidatos deveriam estar cursando, no ato da inscrição, a partir do quinto semestre do curso em qualquer instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação.

Durante cinco dias, os estudantes visitarão as dependências da corte, acompanharão sessões de julgamento, assistirão a palestras sobre a jurisprudência do tribunal e conhecerão o funcionamento das unidades administrativas e judiciárias. O programa será realizado no mês de fevereiro e, ao final, os participantes que completarem a carga horária total receberão certificado.

A novidade da edição 2019 será o fornecimento de alojamento na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que ficará disponível aos participantes entre os dias 3 e 9 de fevereiro. O STJ também vai oferecer transporte, em horários definidos, de ida e volta entre o alojamento e o tribunal. Os demais deslocamentos, assim como as despesas de alimentação, ficam por conta dos estudantes.

A ação é coordenada pela Escola Corporativa do STJ, por meio da Seção de Aprimoramento de Competências Gerenciais.

Confira a lista dos selecionados.
Fonte: STJ